Agradecimentos ao XVI CBFV

Recife 02 de Outubro de 2017


A diretoria da SBFV 2016-2017 gostaria de agradecer a extrema dedicação da comissão organizadora do XVI Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, composta pelos professores Dr. Rafael Ribeiro, Dr. Gustavo Habermann e Dr. Eduardo Caruso. O congresso desde o início buscou valorizar o jovem fisiologista brasileiro e, assim, o fez em cada momento. O envolvimento dos jovens nos principais momentos do congresso e junto a todos os pesquisadores, foi marcante.
A qualidade dos trabalhos apresentados por pesquisadores de diferentes continentes foi um dos pontos altos do evento.
Devemos ressaltar ainda que, pela primeira vez, tivemos todos os trabalhos apresentados em inglês, fato que propiciou a interação dos jovens cientistas com os pesquisadores de diversos países presentes. Aliás, ponto notável neste evento, uma vez que pela primeira vez todos os pesquisadores estrangeiros permaneceram no evento do início ao fim, inclusive se envolvendo com as diferentes atividades, e também sendo responsáveis pelas avaliações dos trabalhos e indicação para premiação ocorrida no encerramento.
Outra quebra de paradigma ocorrido em São Pedro foi a abertura de espaço no evento para a participação de jovens do ensino médio de escolas públicas da região, os quais participaram de práticas em fisiologia vegetal. Outro ponto relevante o III Fórum em Fisiologia Vegetal, onde foram discutidos os rumos, desafios do ensino e formação de cientistas em fisiologia vegetal no Brasil.
Durante nossa XVI Assembleia Geral Ordinária, foi aprovada a adesão da SBFV a recém-criada Sociedade Ibero-Latina Americana de Fisiologia Vegetal, a qual é composta pelas sociedades de Portugal, Espanha, Argentina, Brasil e Chile, o que certamente deve estreitar os laços entre os pesquisadores desses países.
Também foram criados os prêmios “destaque regional jovem” e “destaque sênior”, para cada uma das cinco regiões brasileiras, bem como sorteio de diversos prêmios tais como tabletes, livros e cupons de desconto para inscrição no XVII CBFV-2019, o qual será no centro-oeste brasileiro.
Finalizando, a Diretoria da SBFV gostaria de parabenizar e agradecer ao Professor Rafael V. Ribeiro por seu esforço, liderança da equipe, dedicação e eficiência à frente do XVI Brazilian Congress of Plant Physiology.

Até breve com mais novidades.
Diretoria 2016-2017.