Nota da Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal

A SBFV vem externar sua preocupação e contrariedade em relação à fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com a pasta das Comunicações. Além de uma questão simbólica, que é representada pela extinção de uma pasta no Governo Federal voltada exclusivamente ao desenvolvimento científico e tecnológico do país, preocupa-nos a fusão do MCTI com uma área cujos interesses econômicos e metodologia de trabalho diferem profundamente daqueles existentes no ministério de C,T&I.
Entendemos que a base do desenvolvimento de uma sociedade justa do ponto de vista econômico, social e ambiental, está alicerçada em uma sólida produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, os quais suportam a inovação da produção tecnológica, gerando mais autonomia e sustentabilidade para o país.
Em particular, a fisiologia vegetal, como uma ciência fundamental para a produção de alimentos e manejo de ecossistemas vegetais, tem um papel fundamental para a segurança alimentar e conservação de nossos recursos naturais. Portanto, qualquer possibilidade que venha enfraquecer tudo aquilo que sustenta a ciência e a tecnologia em nosso país, que ainda se encontra em fase crítica de desenvolvimento, é contra os interesses da nação brasileira.
Ciência e Tecnologia é um caminho para sair do subdesenvolvimento!
Diretoria da SBFV
Gestão 2016/2017